sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Curiosidade: Porque Porto de Galinhas, em Pernambuco, tem esse nome?

Pressionado pelo povo e pelos militares abolicionistas, D. Pedro II vivia em um grande dilema: desrespeitar os interesses da Elite agrária brasileira ou ceder às pressões do povo brasileiro, abolindo a escravidão? O que foi culminante para o feito foi a pressão da Inglaterra, maior potência naquela época, na qual, por motivos econômicos, era contrária ao tráfico e à escravidão. E então para a alegria de todos e infelicidade dos latifundiários brasileiros, em 1888, a Lei Áurea foi sancionada pela princesa Isabel.

O tráfico de escravos estava realmente proibido, porém contrabandistas continuavam trazendo, ilegalmente, negros da áfrica escondidos em engradados de galinhas d’Angola, com destino aos engenhos brasileiros. “Tem galinha no porto” era a senha usada para avisar da chegada de novo carregamento.

Esse código nomeou a vila, de pescadores, de Porto de Galinhas.

Por: Eduardo Vieira Bortoletto

Um comentário:

  1. Edu,

    Parabéns!!! Muito bom o seu artigo sobre Porto de Galinhas... é por ai mesmo que surge um lindo trabalho. Deu pra perceber que vocês estão construindo um excelente material para o Roteiro do Documentário.

    Continuem assim...

    ResponderExcluir