domingo, 21 de fevereiro de 2010

Política da África

Até recentemente, a África foi colônia de exploração europeia e, devido em grande parte ao preconceito/eurocentrismo, os responsáveis de cuidar das colônias instalavam rígidos padrões de comportamento entre a população. Sendo não apenas uma regra social, mas sim uma lei, o apartheid, hoje considerado iníquo, gerou, por 46 anos, detrimento à população negra na África, que ficou proibida de votar, restrita a certos empregos, submetida à educação inferior etc. O continente ficou com problemas sérios como má qualidade de vida, violência e analfabetismo.
 
Atualmente há países africanos com democracia parlamentarista, monarquia ou até ditadura. A maioria é democrática, porém com claras evidências de fraude política. A Somália, considerada atualmente tão perigosa quanto o Iraque, ainda tem um governo de transição, ou seja, sem um Estado devidamente organizado.

Um comentário:

  1. Isa,

    gostei do seu artigo. Demonstra leitura e reflexão. Poderia ter aprofundado um pouco mais e relacionado política e religião.
    Em vários países africanos a população assumiu o Islã como religião e isso carrega implicações profundas para a estrutura política. Que tal o desafio? Investigar um pouco mais sobre o tema...

    Outro aspecto interessante, e que será aprofundado no Renova Movie de amanhã, é a relação tensa entre os diferentes grupos étnicos.

    ResponderExcluir