domingo, 7 de fevereiro de 2010

A Cultura Afro-Brasileira

Muitas pessoas acreditam que a escravidão foi um fato histórico que trouxe apenas pontos negativos para a História Brasileira. Porém, os africanos escravizados que foram trazidos para o Brasil entre os séculos XVI e XIX trouxeram consigo uma cultura muito forte, que ajudou a enriquecer a cultura brasileira.
A culinária, a música, os costumes, rituais religiosos e a dança estão presentes em várias partes do país, desde o Maranhão ao Rio Grande do Sul. Quem é que nunca se deliciou com uma feijoada? Ou então, dançou ao ritmo do samba? Pois é, todos dizem que ambos representam perfeitamente o Brasil, mas poucos dão importância ao fato de que tanto o samba, quanto a feijoada vieram de origens africanas.
Temos na língua portuguesa falada aqui no Brasil algumas palavras de raízes africanas, que usamos bastante no dia-a-dia, como por exemplo: “bagunça”, “moleque”, “quitanda” entre outras.
A cultura africana, por mais que nós não percebamos, está conosco praticamente todos os dias. Basta sair nas ruas, e olhar ao teu redor.

Fonte: Wikipedia



Por Thais Sartorelli Fukuda

Um comentário:

  1. oi Thais,

    concordo com você, do ponto de vista cultural a escravidão possui aspectos positivos. No entanto, não podemos esquecer que a escravidão é uma mancha na História de qualquer país porque essas trocas culturais poderiam ocorrer sem que houvesse a imposição étnica de um grupo (europeus) sobre o outro (africanos).
    Ainda mais pelo fato de que os europeus do séc. XVI, aproveitaram-se de embates étnicos que existiam no continente há séculos, para fazer com que os sujeitos sociais do continente africano se tornassem mercadorias. Depois com o Neocolonialismo do séc. XIX, sustentaram e justificaram seu eurocentrismo com a ideia de que era necessário civilizar aqueles que não eram capazes de fazê-lo por si.
    Por fim, podemos afirmar que apesar das trocas culturais, a escravidão é um fato histórico negativo. Concorda?

    ResponderExcluir