domingo, 7 de fevereiro de 2010

Lendas e Mitos Africanos

A Mitologia Africana possui vários mitos, que estão subdivididos entre várias religiões como os candomblecistas, umbandistas etc. Mas o mito mais conhecido é o de Olorun que é o criador dos semi-deuses, ou divindades que são conhecidos como Orixás,  guardiões dos elementos da natureza. Entre eles existem alguns Orixás principais e outros intermediários, que não são considerado deuses, são considerados ancestrais divinizados após a morte. Os principais orixás são: Xangô(deus da trovão, justiça e do fogo), Ogum(deus do ferro, guerra, fogo e tecnologia), Exu(deus dos templos, encruzilhadas, casas, cidades e pessoas), Oxosse(deus das florestas, caças e caçadores), Oxum(deusa dos rios, ouro e recém-nascidos), Oxumaré(deus da chuva, arco-íris e dono das cobras), Obaluayê(deus das pragas, doenças epidérmicas e da cura), Ibeji(deus protetor dos gêmeos), Yansan(deusa dos ventos, tufões, tempestades e elementos aéreos ligados ao relâmpago), Yemanjá(deusa da água, mares e oceanos) e Ossain(deusa das folhas sagradas).
Para cada orixá, existe um dia, uma cor e um número. Em um determinado dia para um Orixá(exemplo: Sexta-feira, dia do Orixá Oxalá) os seguidores da religião usam a cor do Orixá homenageado no dia. Existe uma lenda para cada Orixá, que dizem como eles surgiram, alguns Orixás, estão envolvidos numa só história, como é o caso de Xangô que se envolveu com Oya, Orixá pela qual, Ogum trabalhava, e era apaixonado, até que os dois brigaram, e como os dois possuíam um amuleto, que dividia os homens em 7 partes, e mulheres em 9 partes os dois acabaram divididos. Porém alguns Orixás eram humanos e se tornaram divindades após pedirem desejos para Orixás, como é o caso de Ibeji, o Orixá protetor dos deuses, que após a morte de seu irmão, pediu para Orumilá que o levasse para o céu junto de seu irmão, e quando ele foi levado se tornou uma divindade junto de seu irmão, que passaram a ser os protetores dos irmãos gêmeos. Na maioria das religiões os Orixás são as divindades, e como o povo africano nas regiões mais precárias é mais religioso e mais numeroso, isso impede conflitos religiosos.
                                                                                                            



Por Fabio Yukio Nozoie

3 comentários:

  1. Oi Fábio,

    o trabalho do seu grupo está bem legal. O lay-out do Blog ficou convidativo. Podem aprofundar algumas questôes, mas de forma geral possuem um bom material para embasar a construção do roteiro para o Documentário.

    ResponderExcluir
  2. só mais uma coisa,

    coloquem os dados do grupo - nomes e funções de cada participante.
    A referência dos produtores será fundamental ao final do documentário porque poderemos deixar o endereço do Blog para que as pessoas que assistirem ao documentário deixem mensagens para vocês.

    ResponderExcluir
  3. Oi pessoal,

    na próxima etapa vcs deverão alimentar o blog com as descobertas e pesquisas realizadas no centro de São Paulo.
    O blog de vocês é um dos melhores. Parabéns

    valor=3,0 - nota=3,0

    ResponderExcluir